terça-feira, abril 25, 2006

Apego e desprendimento

Bom dia!!!!!

Outro dia eu comprei um livro sobre o Chico Xavier e nele tem escrito algumas coisas q tem me tocado muito. E, lendo-o, eu reparei que alguns temas se repetem com uma certa frequência. Um destes é sobre o apego e o fato de estarmos sempre insatisfeitos com o que temos e criando novas necessidades para nós. A inflação, por exemplo, é uma consequência de nossa ânsia de querer sempre mais do que precisamos - é a ânsia pelo suplérfuo. E qdo nós não conseguimos este supérfluo, sofremos!!!! Por que não ficar feliz com o fato de termos um teto que nos protege contra a chuva forte do inverno e contra o sol quente do verão? Para que ter tantos pares de sapatos se nós só temos 2 pés? Uma vez o Chico reclamou ao Emmanuel que só tinha um par velho de sapatos. E no mesmo dia uma pessoa passou por ele e ele ficou observando-a. Essa pessoa não tinha os 2 pés. E aí o Chico entendeu que devemos agradecer de só termos um par de sapatos qdo ainda temos os nossos pés. Por que não estar satisfeitos qdo temos o necessário para vestir e calçar? Por que não estar satisfeitos se nós temos o necessário para nos alimentar diariamente? Ah, mas é que eu queria comer presunto defumado de peru e sorvete da kibon depois do almoço. Tudo bem, é natural que a gente queira mais, queira crescer, progredir materialmente. Mas uma coisa é querer mais, outra coisa é fazer da não satisfação imediata de nossos desejos motivo de sofimento. Qdo não tivermos os pés para andar, uma roupa sequer para vestir, e nenhum pedaço de pão na mesa, aí sim teremos motivos para sofrer, mas enquanto tivermos o necessário para continuarmos vivendo, sejamos felizes!!!!!!! Bem, esse é meu entendimento para os textos que tenho lido. Eu acho q eles cairam como uma luva para mim e, por isso, decidi reproduzir uma parte deles aqui hoje! lá vai!

"Todos nós carregamos a cruz que é nossa. Cruzes inventadas com as nossas preocupações execessivas sobre a vida material. Nenhum de nós, por enquanto soube se acomodar com o necessário. É um esforço a que estamos sendo convidados. Temos a preocupação com o pão do mês qdo Jesus ensinou: "O pão nosso de cada dia dá-nos hoje..." Acumulamos sem saber se vamos viver até amanhã. Peçamos a Deus para não estarmos guardando sobras desnecessárias, pois representa falta na casa do vizinho. Por que havemos de juntar tanta coisa de que nos vamos cansar brevemente? Tanta coisa que vai simplesmente definir conflitos, dissensões de famílias... quando nós podemos ter apenas uma casa confortável para nós e para nossa família?!

São preocupações que precisamos deixar.

Fazemos regime para emagrecer. É natural, precisamos de saúde. Por que não podemos fazer um pouco de regime de desprendimento? Às vezes o pão apodrece dentro de nossa casa. Temos que liberar muita coisa que está sobrando, inclusive e até mesmo, o tempo. Temos muito tempo para visitar um doente, para ajudar..."

(Chico xavier, à sombra do abacateiro. de Carlos A. Baccelli)

2 comentários:

Anônimo disse...

Oieee!!! Já ajeitei o endereço, viu? Eu tinha feito caca mesmo.. hehehe!!!

To adorando o seu blog. Muito bom este texto do Chico. Emmanuel sempre nos dá banhos de sabedoria...

beijokas, Prisoka!!!

Anônimo disse...

Pooooooo....Massa!!!!
Muito legal!!! Amei!!!
Vou copiar e passar para todos os meus contatos, por e-mail!!!
hehehehehe
Muito bem irmã!
Muito legal as suas reflexões. Eu adoro... sou sua fã!!!
Sigo todos os seus passos!!!!!Noooosssssa! Como sou besta!!!
Bju