Bem, estou atrasada com os posts, mas não é pq o aniversário do livro dos espíritos foi dia 18 que vou ficar limitada a esta data.
Vou fazer um resumo sobre o movimento espírita no Brasil, lembrando que existem muitas outras fontes de pesquisa para quem quiser se aprofundar.
Mesmo tendo nascido na França, foi no Brasil que o Espiritismo encontrou maior acolhida. O maior nº de espíritas em todo o mundo, encontra-se no Brasil. De acordo com o último senso realizado em 2000, são quase 2,4 milhões de adeptos, além de cerca de 30 milhões o nº de simpatizantes da doutrina. Ainda de acordo com a pesquisa, os espíritas formam o 3º maior grupo religioso do país. Um dos motivos para tantos simpatizantes é que o Espiritismo é uma doutrina aberta. Católicos, judeus, budistas, pessoas de qq religião podem ser espíritas pq nós respeitamos e acolhemos todas as religiões.
Existem cerca de 12 mil instituições espíritas em todo o país e elas são organizadas pelas federações espíritas estaduais e pela federação espírita brasileira (FEB), localizada em Brasília. Tais instituições quase sempre matêm lares, creches, hospitais e trabalhos voltados para a assistência e promoção social.
Allan Kardec é o autor francês mais lido no Brasil. Seus livros já venderam mais de 15 milhões de exemplares em todo o país. O mercado editorial espírita ultrapassa 4.000 títulos editados e mais de 90 milhões de exemplares vendidos.
Aqui no Brasil existem muitos espíritas que são médiuns e escritores conhecidos e respeitados nacionamente e mudialmente, mas citarei apenas dois: Francisco Cândido Xavier (o Chico) e Divaldo Pereira Franco.
Chico Xavier já voltou à sua pátria espiritual, mas antes passou toda a sua vida (mais de 70 anos) dedicado à difusão da doutrina e à prática da caridade.
Divaldo Franco continua viajando pelo Brasil afora escrevendo livros, divulgando a doutrina e realizando lindos trabalhos de assistência e promoção social.
É isso.
Bjos em todos e uma ótima quarta-feira. :)

Nenhum comentário:
Postar um comentário