No dia 18 de abril de 1857 era publicado em Paris por Hippolite Léon Denizard Rivail, cujo pseudônimo usado foi Allan kardec, o Livro dos Espíritos.
Esta obra deu origem à chamada Doutrina Espírita ou Espiritismo.
É importante deixar claro q os fenômenos espíritas sempre ocorreram em toda a história da humanidade, mas só a partir de Allan kardec, foram observados, estudados e sistematizados num livro.
O Livro dos Espíritos está organizado de forma simples em perguntas e respostas. Kardec perguntava e anotava as respostas dadas por espíritos de diferentes categorias através de médiuns diferentes em diversos países. "Ele utilizava as respostas dadas pelos espíritos para refazer as mesmas perguntas para outros médiuns, de preferência desconhecidos dos primeiros. Com base nas novas respostas, Rivail comparava o conteúdo de ambas, e ficava perplexo com as similaridades freqüêntes entre elas. Ele reformulava as perguntas e pedia a ajuda de amigos para fazê-las a outros médiuns, em outras localidades. Ele recebia as respostas e compilava-as organizadamente por tópicos e assuntos. Como poderia pessoas que nunca se viram dar as mesmas respostas para as mesmas perguntas, às quais possuiam, frequentemente, um grande peso filosófico e uma amplidão de conhecimentos que escapavam à formação ou aos conhecimentos normais dos médiuns?"
Após dois anos de pesquisa nasceu o Livro dos Espíritos.
De acordo com as respostas dadas, Kardec o dividiu em quatro partes:
1 - As causas primeiras:
Deus
Elementos gerais do universo
Criação
Princípio Vital
2 - Mundo espírita ou dos espíritos
3 - Leis morais
4 - Esperanças e consolações
O conteúdo do Livro dos Espíritos deu origem posteriormente, após novas pesquisas e comunicações à publicação de mais 4 obras: O Livro dos médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O céu e o Inferno e A gênese. E a partir destas cinco obras básicas foi desenvolvida toda a doutrina espírita.
Mas o que é o espiritismo? O espiritismo não é uma doutrina rígida, com normas e dogmas estabelecidos e imutáveis, nem com rituais obrigatórios aos seus adeptos. Ao contrário, é uma doutrina aberta e em constante evolução. Isso se explica pq o mundo está em constante mudança. O universo é ainda algo pouco explicado para nós. Quem somos? da onde vimos? para onde vamos? qual o objetivo da vida? que é Deus? Estas são perguntas q o Espirismo vem procurando responder na tentativa de orientar o homem e nos ajudar a ser melhores e felizes.
Portanto, o espiritismo é ciência na medida em que trata da natureza, da origem e da destinação dos Espíritos, e das suas relações com o mundo corporal e é como filosofia na medida em que compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações.
Há algumas divergências qto à natureza religiosa da doutrina espírita. Há quem afirme que não é religião dada a natureza ortodoxa e fechada de muitas religiões, mas eu entendo que o
Espiritismo é religião a partir do momento em que o vivenciamos como uma forma moderna de religião, sem rituais, nem dogmas e em constante mutação, aberto a novas idéias e descobertas.
O Espiritismo cumpre um importante papel qdo ratifica os ensinamentos de Jesus, fornecendo interpretações mais lógicas e coerentes com todo o conjunto da vida do Cristo e reavivando a fé.
A fé deixa de ser algo abstrato, irraciocinado, para ser compreendida, sentida e raciocinada, explicada pela ciência e pela razão. É união da fé e da razão. Isso que o espiritismo vem promover e propor a todos aqueles que queiram estudá-lo.
Eu ainda sou uma estudante iniciante do espiritismo, com muito a aprender. Mas espero q tenha conseguido transmitir um pouquinho nestas linhas o que é o Espiritismo. Essa doutrina maravilhosa que abracei com tanta alegria.
Bjos a todos e uma maravilhosa semana! :)

Nenhum comentário:
Postar um comentário